Guerreiro Espartano da vida. Era assim que André gostava de ser chamado. Queria ver um sorriso se abrir de repente era só dizer essas quatro palavras.
Amanhã, dia 9, faz um mês que ele faleceu. Faz um mês que me senti sem chão algum, me sentindo culpada por uma série de fatores. Por que não liguei mais? Por que teve que acontecer isso com ele? O que eu deixei de fazer? Por que não mandei a foto com a dedicatória que havia prometido? Por que não falei tantas coisas que estavam engasgadas? Por que não falei que achava que era melhor que ele voltasse a São Paulo para continuar o tratamento aqui? Por que não enviei o meu TCC (que falava a respeito da complicação que ele tinha) inteiro, para ele poder ler? Por quê? Por quê? Por quê? Sei que pensando em trilhões de coisas, chorei feito criança por ter acreditado piamente em uma cura que durou pouco, muito pouco.
Ouvindo a banda que apresentei à ele e que ele adorava, Coeur de Pirate, meus olhos enchem de lágrima e tenho vontade de gritar, falar pra quem quiser ouvir sobre a falta que ele me faz. Das ligações, daquele sotaque típico da Bahia, com a fala mansa, me chamando de manteiga derretida. E sou mesmo porque a vontade de chorar sempre vem à tona e as lágrimas sempre escorrem quando penso em tudo o que ele representa pra mim.
Ô Guerreiro, por que nos abandonou? E eu, sua mãe, seu irmão, seus filhos, a Cá, o Zouk, a dança, os seus grandes amigos... como ficamos? Sem o seu sorriso contagiante, sem a sua vontade de viver que impressionava qualquer pessoa?
Saudades, saudades, saudades. Sinto muita falta dele e tenho muito orgulho de um dia ter tido um paciente como ele. Como costumava dizer ele era o paciente que qualquer profissional gostaria de ter.
Agradeço sempre por ele ter entrado no meu caminho, naquele quarto 115, para me ensinar a dar valor verdadeiro à vida, fazendo com que eu aprendesse que trânsito, atrasos, palavras mal humoradas, uma comida ruim não eram (e não são!) problemas de verdade. São apenas besteiras, que logo esquecemos.
A saudade por aqui é grande, absurda, meu querido amigo e guerreiro André.
Nota: durante todo o texto escrevi como se fosse para ele ler. O "você" queria tomar o lugar do "ele" o tempo todo - e com razão -, afinal parece que ele ainda está tão próximo de mim.

4 comentários:
Ah Jann, e está, pode apostar. É muito bonito ver esse tipo de sentimento que vc conquistou, faz a profissão valer a pena. Tenho ctza que fez muito por ele, lembre-se dessa parte! Besos!!!
Não parece, ele está.E enquanto ele estiver no seu coração, será como se estivesse vivo, fará parte do passado,presente e futuro.Conhecendo vc sei que permaneçerá vivo, sempre.
certa vez em uma das nossas conversas no msn ele comentou sobre a estagiaria que cuidava dele.
Dizia assim:
14/10/2009 18:41 André Diz:
estava aqui passando por uma sessão de fotos com as estagiarias , no apartamento,rsrsrsrs
André Diz:
as estagiarias de enfermagem terminaram o estagio hoje , dai rolou bolo de cenoura com chocolate,jujuba (Bala de Goma!, roscas ... muito legal elas ficaram aqui fazendo a festa , rsrsrs
André Diz:
vc ja viu o fotolog que uma estagiaria escreveu sobre mim no meu orkut ??
André Diz:
é muito emocionante
ela me pediu permissão pra falar sobre meu caso do meu GVHD , POIS ELA se forma no proximo ano e fará apresentação da materia TCC - e o assunto dela será sobre gvhd todo mundo me liga dizendo que ate chora qdo le sobre o depoimento dela , achei muito legal da parte dela e coloquei no meu orkut , até ,mesmo pra as pessoas verem minha realidade veja ai no meu perfil , aonde eu falo um depoimento e depois click no endreço abaixo , www.fotolog.com/jawl no orkut
Só até ai ja da pra ver o quanto ele admirava a Linda e doce Janaina neh?! Vc foi uma das pessoas que fez ele rir e se sentir bem durante o tempo em que esteve em tratamento.
Acredite:aquilo que vc fez por ele,foi mais do que escrever,falar,rir,chorar,foi simplismente amar,não só a sua profissão mas o amigo que vc conquistou e estará pra sempre em seu coração.
Ele faz mta falta,mta mesmo,o grande guerreiro que nunca deixou de lutar...
nossa q coisa, ein, janaa, q barraaa, mas enquanto o exemplo dele tiver vivo, ele estará... parabéns por essa amizade tao intensa, tao forte, tao verdadeira, dar mais valor à vida é a nossa missão aqui, bj pra ti, amei seu blog...
Postar um comentário